Romênia

Romênia – o que você precisa saber antes de vir.

Nesse texto você vai ficar por dentro das informações básicas que precisa saber antes de vir para a Romênia.

Desconhecida para muitos, a Romênia é um país com muito a descobrir! Mas antes de se jogar a turismo nas suas estradas, acho muito importante dividir com vocês algumas questões importantes de conhecimentos gerais sobre o país. Vamos lá?

• Localização:
Localizada no centro-leste europeu, a Romênia faz fronteiras com a Moldávia, Ucrânia, Bulgária, Sérvia e Hungria, além de ter também 245 km de costa do mar Negro.

Mapa Romênia
Romênia no Mapa

População:
Pouco mais de 19 milhões de habitantes (de acordo com o site Worldometer)

Capital:
Bucareste (muito importante: não confundir com Budapeste, que é a capital da Hungria).

Maiores cidades (em número de habitantes):
1) Bucareste – 1,836,868 habitantes
2) Cluj-Napoca – 332,097 habitantes
3) Timişoara – 321,088 habitantes
4) Iași – 259,951 habitantes
5) Constanța – 256,982 habitantes

Maiores cidades
Maiores cidades

Idioma oficial:
Romeno – idioma de origem latina (com muitas palavras que lembram o português, espanhol, francês e italiano), mas devido à questões históricas há também muitas palavras de influência árabe, russa e turca.

Como chegar (voos, escalas):
Vindo do Brasil, a chegada no país é feita por via aérea. No entanto, não há voos diretos do Brasil para a Romênia, sendo necessário fazer ao menos uma escala para chegar (geralmente via Alemanha, Holanda, França, Suíça ou Turquia). Para aqueles que já estão na Europa, a chegada na Romênia pode ser também feita por carro, trem ou ônibus.

• Clima:
Com clima temperado continental de transição (específico da Europa Central), a Romênia é um país que tem as quatro estações do ano bem definidas: primavera colorida e cheia de flores, verão com altas temperaturas, outono com as folhas caindo das árvores e inverno com baixas temperaturas e neve. As diferenças climáticas dentro do país acontecem principalmente por questões de altitude e latitude.

• Moeda:
A moeda do pais é o Novo Leu Romeno (RON). Em cotação atual, 1 RON = aproximadamente R$ 1,25. Apesar de fazer parte da Uniao Europeia desde 2007, a Romênia ainda não passou para a zona do Euro, fato previsto para acontecer em 2027. Por enquanto, algumas transações dentro do país são feitas em Euro (aluguel, compra e venda de imóveis e automóveis), mas no dia a dia a única moeda aceita é o Novo Leu Romeno.

• Estilo de lugares a visitar:
Existem lugares a visitar para todos os gostos! Na minha opinião, o forte da Romênia é a natureza: você pode visitar o Delta do Danúbio, praia, fazer trilhas nas regiões montanhosas, esquiar, entre muitas outras opções. Além disso, há também muita história a ser descoberta tanto nas grandes cidades quanto nos vilarejos, além de poder descobrir os sabores dos vinhos romenos visitando as vinícolas locais.

Delta do Danúbio
Delta do Danúbio

• Alta temporada:
Existem dois períodos considerados de “alta temporada” na Romênia – um no verão, e outro no inverno, e ambos períodos vão de encontro com o calendário escolar do país. As férias escolares de verão são de meados de Junho ao início de Setembro – durante esse período, podemos esperar lugares mais cheios (especialmente no litoral) e preços mais altos de acomodação e passagens aéreas. Por outro lado, em lugares como o litoral, é somente neste período que muitas atrações podem ser realmente aproveitadas, pois trabalham com sazonalidade.

Já no inverno, a alta temporada vai de aproximadamente 20 de Dezembro até 10 de Janeiro. Assim como acontece no litoral durante o verão, no inverno o movimento e preços são maiores nas regiões de montanhas, muito procuradas para a prática de esportes de inverno (ski, snowboard).

Tenha sempre em mente que existe uma Romênia para cada um, pois cada viagem é única. Mas ao saber antes de vir as informações desse texto, fica mais fácil para você começar a definir alguns pontos importantes para viajar. E aí, vamos começar a planejar sua viagem? Entra em contato comigo para conversarmos melhor, tenho certeza que juntos podemos descobrir sua Romênia ideal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.