10 Motivos Para Visitar a Romênia em 2022

Está planejando suas viagens para 2022, mas não sabe bem para onde ir? Segue comigo aqui, porque nesse texto te dou 10 motivos para colocar a Romênia no topo da sua lista de destinos a serem visitados neste ano!

1) História – Antiga e Moderna:
De lugares que nos levam à história antiga, passando pelo Reino da Dácia (82 AC – 106 DC), pelo domínio dos romanos, disputas medievais, as duas Guerras Mundiais, até a história mais recente, como a queda do Regime Comunista em 1989 – visitar a Romênia é poder explorar toda essa história ricamente em diversos locais do país.

2) Lugares Diferenciados:
Além dos destinos clássicos, há diversos lugares super diferentes e curiosos que merecem uma visita! Quando você imaginou que na Romênia poderia visitar esses lugares?

  • Estátua do líder da Dácia, Decebal
  • Castelo de Barro do Vale das Fadas
  • Cemitério Feliz
  • Salina Turda
  • Sarmizegetusa, o Stonehenge romeno
  • Vulcões de Lama
  • Libearty, o Santuário de Ursos Marrons
  • Memorial às Vítimas do Comunismo
Salina Turda

3) Atividades Para as Quatro Estações:
Não há uma época ideal para visitar o país. Ou melhor, tudo depende do seu perfil de viajante, do que você gosta de fazer nas suas férias… Mas a Romênia tem algo a oferecer durante todo o ano! Praia no verão? A Romênia tem! Mercados de Natal ou lugares para esquiar no inverno? Tem também! E na primavera? É a época ideal para admirar a natureza renascendo, enquanto passeia pelas grandes cidades, ou até mesmo fazer belas trilhas nas montanhas. E o outono? Não fica de fora! O outono é a época ideal para uma cabana nas montanhas com os amigos, ou para uma visita às excelentes vinícolas do país!

4) Castelos:
Amante de castelos? A Romênia tem várias opções de castelos com histórias super interessantes. Que tal conferir alguns desses?

  • Castelo de Peleș
  • Castelo de Bran
  • Castelo de Corvin
  • Castelo Cantacuzino

5) Estradas Cênicas:
Uma road trip (viagem de carro) pelas estradas do país pode te proporcionar lembranças inesquecíveis, com visuais de tirar o fôlego! Algumas lindas estradas a serem percorridas são:

  • Transalpina
  • Transfăgărășan
  • Cheile Bicazului
  • Estrada de Trem de Viseu de Sus
Transfagarasan

6) Gastronomia:
Nada melhor para conhecer a história de um país, do que através da sua gastronomia, e os sabores da história da Romênia são deliciosos! Alguns dos meus pratos preferidos são o Micii (um rolinho grelhado de carne de vaca, ovelha e porco, e saborosas especiarias), a Ciorba de Fasole (sopa de feijão, comumente servida no pão), Sarmale (charuto de repolho recheado com carne moída e arroz), Mămăligă (polenta). Para sobremesa, Papanași é um dos preferidos (um tipo de sonho, com geleia de frutas e creme azedinho). E para finalizar a refeição, a dica é um dos digestivos de frutas: Afinata ou Vișinata (licor de mirtilo ou de cereja).

7) Festivais:
De festival medieval a festivais de música eletrônica, uma ótima opção é extender sua estada no país, casando uma ida a um evento com alguns dias de passeio pela região onde os festivais acontecem. Por exemplo:

  • Festival Medieval de Sighișoara: combine com uma ida a Sibiu ou Brașov
  • Untold: aproveite para explorar Cluj-Napoca, e combine com uma visita à Salina Turda, ou à linda região de Maramures.
  • Neversea: conheça as praias do litoral romeno – Mamaia, Navodari, Eforie Nord, Vama Veche, Neptun, e não deixe de conhecer também a cidade de Constanța, com lugares super legais, como a área do Cassino ou os Mosaicos Romanos
Festival Neversea

8) Proximidade de Outros Países:
A geografia foi generosa com a Romênia 😜, e a localização permite fácil acesso a vários outros países. Com 2-3 horas de voo direto, você sai de Bucareste e chega na Áustria, Grécia, Itália, Alemanha, Turquia, entre outras opções! Se preferir viajar de trem ou ônibus, boas opções para combinar na sua viagem são a Bulgária, Moldávia, Hungria, Sérvia – tudo depende do roteiro que você fizer.

9) Câmbio Favorável:
Europa sem ter que pagar em Euro? Sim! A Romênia, apesar de fazer parte da União Europeia, ainda não entrou na zona do Euro, e isso é uma grande vantagem para os brasileiros! Em conversão atual (escrevo esse texto em 23/01/2022), 1 RON = R$ 1,25.

10) Segurança:
Um ponto muito importante a ser ressaltado sobre viagens para a Romênia, já que muitas pessoas possuem uma visão um pouco equivocada sobre o país. De fato, há um número considerável de batedores de carteira de origem romena em grandes centros turísticos da Europa (Londres, Paris, Roma, entre outros), porém, o mesmo praticamente não acontece na Romênia. Caminhar pelo país com seu celular na mão, por exemplo, é muito seguro. Claro que não podemos dar bobeira e é importante ficar atento ao que se leva no bolso e ficar de olho em bolsas ou mochilas, mas as chances de algo acontecer são bem baixas.

Essas são apenas 10 dicas, mas poderia dar muitas mais, pois acredito de coração que a Romênia é um país incrível, que merece a chance de ser visitado! Visitar a Romênia é uma experiência inesquecível, independente do seu estilo de viagem!

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, deixa um comentário aqui. E se esses motivos foram suficientes para te fazer visitar a Romênia na sua próxima viagem, entra em contato comigo através do site, com a minha ajuda tenho certeza que vamos construir uma viagem inesquecível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.